Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
32°
15°
31°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Mundo em Revista
Ao Vivo: Mundo em Revista
Notícias

Brigada Militar resgata um filhote de Gavião-carijó em Tapera

Brigada Militar resgata um filhote de Gavião-carijó em Tapera
17.12.2024 08h04  /  Postado por: luantavares6930

Nesta segunda-feira (16/12), a Brigada Militar, através do 3º Batalhão Ambiental (BABM), resgatou um filhote de gavião-carijó (Rupornis magnirostris), no interior de Tapera.

Os policiais militares foram informados que, na Linha Cinco Irmãos, um filhote de ave de rapina, estava caído no pátio de uma residência. A equipe foi até o local e resgatou o Gavião-carijó, encaminhando a ave para atendimento veterinário. Após passar por exames e receber os cuidados médicos, o Gavião poderá ser reinserido em seu habitat natural.

Curiosidades: predominantemente diurna, essa ave pode ser encontrada do México a Argentina, e em todas as regiões do Brasil. Os indivíduos adultos possuem dorso castanho e ventre claro com estrias ferrugíneas. Há uma mancha de coloração ferrugínea na base das penas primárias e três faixas escuras horizontais na cauda, o que é inconfundível durante o voo. Os olhos, as narinas, as pernas e os pés são amarelados; já o bico é acinzentado. A plumagem dos filhotes é mais esbranquiçada, sendo que escurece ao longo do desenvolvimento da ave. O gavião-carijó se alimenta de grandes insetos, lagartos, aves e pequenos mamíferos, como roedores e morcegos. A fêmea geralmente põe dois ovos em ninhos de gravetos e folhas construídos no topo de altas árvores, sendo que na época de reprodução a vocalização do casal é mais acentuada. Além disso, a espécie apresenta dimorfismo sexual: a fêmea é maior e mais pesada que o macho. Essas aves também conseguem voar entre locais estreitos usando as pernas para se impulsionarem entre as aberturas.

Comando Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”

Brigada Militar,
A Força da Comunidade

Edição: Comunicação Social 3º BABM

Foto: 3º BABM | Cruz Alta
Pesquisa: ufrgs.com

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO