Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
32°
15°
31°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Convidados da Tarde
Ao Vivo: Convidados da Tarde
Notícias

Por que algumas pessoas temem a sexta-feira 13?

Por que algumas pessoas temem a sexta-feira 13?
13.12.2024 18h09  /  Postado por: Jornalismo

Não há evidências escritas de que a sexta-feira 13 tenha sido associada a azar antes do século 19. No entanto, para o cristianismo, alguns fatos anteriores a isso relacionados à data podem ter servido de base para o início da crença de mau agouro:

  • Jesus Cristo e seus discípulos compareceram à última ceia na quinta-feira, 12, mas o 13º convidado, Judas, aparece na sexta;
  • Adão e Eva comeram o fruto proibido da Árvore do Conhecimento em uma sexta-feira;
  • Também é o dia da semana em que Caim assassinou Abel, seu irmão;
  • O Templo de Salomão foi derrubado em uma sexta;
  • No Grande Dilúvio, a Arca de Noé partiu também nesse dia.

Independentemente de ser dia 13, a sexta-feira, para alguns povos, sempre representou (pasmem!) um dia ruim. Na Idade Média, por exemplo, muitas pessoas não se casavam nem partiam para uma viagem em uma sexta-feira.

Nos tempos modernos, a franquia de filmes de terror “Sexta-Feira 13” ajudou a manter viva a intensificar a parascavedecatriafobia, que é o nome dado ao medo desta data.

Friday (sexta-feira, em inglês) significa “dia de Frigg”, uma poderosa deusa da mitologia nórdica (também conhecida como Frigga) associada ao amor, ao casamento e à maternidade.

Freyja, a deusa do amor, fertilidade e guerra (com quem Frigg era frequentemente confundida), tinha o poder da magia, de prever o futuro e de determinar quem morreria nas batalhas. Dizia-se, ainda, que ela usava uma carruagem puxada por dois gatos pretos.

As duas divindades eram adoradas em toda a Europa e, por conta das associações, a sexta-feira era considerada, pelos povos nórdicos e teutônicos, um dia de sorte para o casamento.

Por sua vez, o número 13 era considerado milagroso pelas culturas pré-cristãs e reverenciado pelas deusas por conta da ligação com o número de ciclos lunares e menstruais.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO