15 de Novembro: Proclamação da República no Brasil
No dia 15 de novembro de 1889, o Brasil deixou de ser uma monarquia para se tornar uma república. Liderado por militares como o marechal Deodoro da Fonseca, o movimento contou com o apoio de civis, especialmente cafeicultores e setores insatisfeitos com o regime monárquico.
O desgaste da monarquia foi impulsionado por conflitos com militares, que buscavam mais direitos e influência política, e pela insatisfação de grupos como a Igreja Católica e elites econômicas. A ação culminou na destituição do gabinete liderado pelo Visconde de Ouro Preto e na expulsão da família real.
Deodoro da Fonseca assumiu como presidente provisório, marcando o início do regime republicano, onde o poder é eletivo e temporário, em contraste com a monarquia. Desde então, o 15 de novembro é celebrado como feriado nacional, reafirmando a importância da república para a história do Brasil.
Confira a seguir o áudio em que a jornalista e professora Tânia Diehl comenta sobre o assunto para a nossa programação do Giro da Notícia.