Rádio Planetário FM 91.5

OMS alerta para o avanço do sarampo e recomenda vacinação

Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou sobre o aumento global dos casos de sarampo, que subiram 94% em 2024 em relação ao ano anterior.

A especialista em Saúde do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Lara Crescente, destacou a importância de verificar os registros vacinais, especialmente para aqueles que viajarão para o exterior. “O sarampo afeta todas as faixas etárias e pode ser fatal. Crianças menores de um ano correm maiores riscos de complicações e morte”, afirmou.

A vacinação é a principal medida de proteção. “O vírus do sarampo é extremamente contagioso. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde e protege também as crianças menores de um ano quando adultos se vacinam”, ressaltou Lara.

A vacina tríplice viral é indicada para pessoas entre um e 29 anos (duas doses) e entre 30 e 59 anos (uma dose). Quem for viajar deve tomar a vacina pelo menos 15 dias antes do embarque.

Muitos não sabem onde está seu comprovante de vacinação ou se foram vacinados. “Se não houver registro ou caderneta de vacina e a pessoa não teve sarampo na infância, deve se vacinar”, explicou Lara.

O Brasil não apresenta casos confirmados desde 2022. No Rio Grande do Sul, os últimos registros ocorreram em abril de 2020, mas houve casos importados. Em janeiro deste ano, a doença foi diagnosticada em uma criança vinda da Ásia. A SES avaliou e vacinou todos os contatos da criança, evitando a transmissão.

O país recebeu o certificado de eliminação do vírus em 2016, mas a reintrodução do vírus levou à perda do certificado. Agora, o Brasil busca a recertificação.

No exterior, a Europa registrou 5.778 casos nos últimos 12 meses, com 347 na França, sede das Olimpíadas de 2024. América do Sul e Estados Unidos também reportaram casos.

Sintomas do Sarampo

Os sintomas incluem febre, manchas avermelhadas que começam no rosto e descem pelo corpo, tosse, coriza e conjuntivite.

Sair da versão mobile