Força-tarefa da AMAJA colabora na reconstrução de Putinga e Roca Sales
Após uma reunião da AMAJA, realizada na semana passada em Ibirubá, foi decidido que os municípios associados organizariam uma força-tarefa para ajudar na reconstrução das cidades na região do Vale do Taquari, que foram gravemente afetadas pelas enchentes.
A ação solidária da AMAJA foi coordenada pelo prefeito Gilson dos Santos, de Não-Me-Toque, e contou com a assistência da prefeita Marcia Rossatto Fredi, de Fortaleza dos Valos, e do prefeito Abel Grave, de Ibirubá, que acompanharam o comboio na quarta-feira, início dos trabalhos.
As ações começaram na quarta-feira (22/05), mas a chuva limitou significativamente a execução dos trabalhos. O mutirão visava ajudar os municípios de Putinga e Roca Sales, num recomeço que exige muitas mãos trabalhando com um único objetivo: fazer a diferença na vida de muitas pessoas, levando esperança, ajuda e força para aqueles que precisam se reerguer apesar dos desafios e incertezas.
O comboio foi composto por vinte máquinas e veículos (escavadeiras, retroescavadeiras e caminhões), além de voluntários dispostos a ajudar de todas as formas possíveis. Equipes foram formadas para otimizar a organização do trabalho, fornecendo auxílio emergencial e contribuindo com limpeza, reconstrução e alimentação.
A prefeita de Fortaleza dos Valos, Marcia Rossato Fredi, membro da diretoria da AMAJA, esteve presente na organização da força-tarefa montada pela associação e também participou como voluntária na quarta-feira, testemunhando o cenário de destruição em diversos municípios atingidos, que em muitos casos lembrava cenas de guerra.
O trabalho humanitário coordenado pela Associação dos Municípios do Alto Jacuí envolveu 13 municípios e mais de 200 colaboradores, entre servidores, terceirizados e voluntários, além de 10 caminhões e 10 máquinas pesadas. Esses esforços incansáveis se dedicaram à limpeza, terraplanagem, retirada de entulhos, abertura e restauração de vias de acesso e preparação de refeições. O trabalho, esforço e união de muitas mãos demonstram a força e solidariedade dos municípios da região, em prol de quem mais precisa de ajuda neste momento.
A Administração Municipal de Fortaleza dos Valos expressa sua gratidão a todos os voluntários que participaram desta ação. Além do grupo que viajou ao Vale do Taquari, outras pessoas contribuíram com doações, preparando lanches no dia anterior à viagem, participando em grupos no CTG, Salão Paroquial e CRAS, e enviando mensagens de apoio em cada embalagem de marmita entregue.
O trabalho e a união de diversas pessoas contribuíram significativamente para este momento, deixando registrado com carinho, gratidão e emoção o nome de Fortaleza dos Valos e de outros municípios, neste capítulo da história de recomeço de Putinga e Roca Sales.