Sábado, 18 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
35°
18°
22°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Madrugadão Planetário
Ao Vivo: Madrugadão Planetário
Notícias

Tremores assustam moradores de pelo menos quatro bairros em Caxias do Sul

Tremores assustam moradores de pelo menos quatro bairros em Caxias do Sul
13.05.2024 09h36  /  Postado por: bartzlaisa

Caxias do Sul sentiu a terra tremer na madrugada desta segunda-feira(13). O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de cem ligações com relatos de moradores assustados nos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X entre as 3h e as 4h.

Na região da rodoviária e nas proximidades do estádio Alfredo Jaconi, residentes chegaram ir às ruas preocupados com o que acontecia. De acordo com os bombeiros, moradores também foram até o quartel em busca de respostas. Uma guarnição se deslocou até as ruas e não identificou danos causados pelos tremores. Não há, também, relatos de danos estruturais. 

Segundo a Defesa Civil, os tremores são causados por acomodações naturais do solo. A chuva dos últimos dias pode também ter contribuído para o fenômeno. Técnicos da Defesa Civil farão uma avaliação nos locais nesta segunda-feira. A orientação aos moradores é permanecer nas residências.

Conforme o geólogo da secretaria municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Caio Torques, sismógrafos instalados na região poderão dimensionar a magnitude dos tremores.

— A princípio esses tremores, em períodos de grande precipitação, são relacionados aos deslizamentos de terra ou acomodações de camadas do subsolo saturadas pela água. Como até agora não foi detectado nenhum grande deslizamento próximo de onde foi sentido, é possível que seja a segunda hipótese. O subsolo naturalmente possui vazios que com o excesso de água se acomodam, causando esses tremores. Apesar do susto, não tem poder para causar danos em construções sólidas — disse.

Em 2023, houve duas ocorrências de tremores na cidade. Em julho, na região do bairro Castelo, e em novembro, no bairro Jardim América.

Fonte: GZH

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO