O ar frio de origem polar começa a avançar sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 13 de maio, e as nuvens carregadas vão saindo do estado.
Ainda tem previsão de chuva forte na região de planalto (Passo Fundo, Cruz Alta), Noroeste, Missões e litoral norte gaúcho. A chuva deve diminuir no decorrer da tarde nas Missões.
Na Grande Porto Alegre, ainda deve chover na madrugada e manhã, de forma moderada, mas à tarde só deve chuviscar e o tempo deve começar a firmar à noite.
Já na região de Santa Maria, Bagé e a Campanha Gaúcha, a segunda-feira será apenas com chuviscos, mas muita nebulosidade o dia todo.
No litoral sul, região de Pelotas, Rio Grande, a chuva desta segunda-feira não deve trazer mais transtornos para a população.
A região de Uruguaiana deve ter períodos com sol já pela manhã.
Alerta de ressaca
Ventos sudoeste/sul sopram constantes e fortes na costa do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, com rajadas de 71 a 90 km/h. O mar fica agitado o dia todo e a Marinha alerta para ressaca. As ondas variam de 2,5m a 3,0m.
Mais frio na terça
O ar frio polar e seco atuará com mais força sobre o Rio Grande do Sul durante a terça e quarta-feira, 14 e 15 de maio, fazendo a temperatura baixar mais e também dissipando quase toda a nebulosidade.
O sol estará forte o dia todo na terça-feira, 14, em quase todo o Rio Grande do Sul. Só a serra, o litoral norte e a Grande Porto Alegre ainda terão muitas nuvens, mas o sol também aparecerá um pouco. Não tem previsão de chuva no estado nesta terça-feira.
A região de Caçapava do Sul deve amanhecer com 0°C. Uruguaiana com cerca de 4°C e Santa Mataria com 5°C. Já região de Bagé e de São José dos Ausentes, amanhece com cerca de 2°C.Dia de inverno na quarta-feira
A quarta-feira, 15 de maio, deve ser o dia mais frio no Rio Grande do Sul, no período de atuação desta nova massa de ar frio. Provavelmente será o dia mais frio deste ano, até o momento.
A presença do ar frio intenso deixará a quarta-feira com jeito de inverno: muito sol e muito frio. Tem previsão de geada ao amanhecer na Campanha, no Planalto e na Serra.
Chuva retorna na quinta
A trégua da chuva será curta, infelizmente. Durante a quinta-feira, 16 de maio, uma nova mudança na circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, gerará novas áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, trazendo a chuva de volta.
Fonte: Clima Tempo