Flagrante do 3º Batalhão Ambiental: Porto clandestino desmantelado em Crissiumal
Durante a Operação “Protetor de Divisas e Fronteiras”, a equipe do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar surpreendeu, nesta quinta-feira (11/01), a abertura de um porto clandestino nas águas do Rio Buricá, próximo à confluência com o Rio Uruguai, no interior de Crissiumal.
Os policiais, em patrulhamento e fiscalização, depararam-se com um porto clandestino de 70 metros de comprimento por 7 metros de largura, prejudicando não apenas a regeneração natural da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Buricá, mas também inserido na APP do Rio Uruguai devido à sua proximidade. O proprietário, identificado durante a intervenção, confessou a ausência de licença ambiental para a obra. Notavelmente, a área faz fronteira com a Argentina.
Diante dos fatos, foi lavrado um Boletim de Ocorrência Policial, e um Auto de Constatação do Dano Ambiental foi elaborado, pronto para ser encaminhado à Polícia Federal. O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar continua sua missão de preservação e fiscalização ambiental na região.