Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
30°
18°
22°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Paradão de Sucesso
Ao Vivo: Paradão de Sucesso
Geral

Como vai ser o clima neste verão no Rio Grande do Sul

Como vai ser o clima neste verão no Rio Grande do Sul
22.12.2023 16h22  /  Postado por: Tânia Diehl

O verão 2023/2024 começou oficialmente nesta sexta-feira(22) no Hemisfério Sul à 0h27min (hora de Brasília).

A estação tem início com o Pacífico Equatorial Central sob a influência do fenômeno El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico Equatorial.

Pois, o El Niño vai persistir o verão inteiro, mas com tendência de enfraquecimento. O seu pico de intensidade ocorre agora ao redor do final do ano. De acordo com a MetSul Meteorologia, o verão de 2024 vai apresentar irregularidades nas chuvas da estação no Rio Grande do Sul.

Os acumulados de precipitação variam muito de um ponto para outro, dentro de uma mesma cidade. A soma dos volumes do trimestre do verão climático (dezembro a fevereiro) deve fazer com que a estação registre chuva perto ou acima da média, considerando que dezembro acabará com chuva muito acima da média em várias regiões do Estado.

Isso, porém, não significa que o verão inteiro terá chuva superior às médias históricas. Ao contrário, existe a possibilidade de no decorrer da estação, especialmente em janeiro e parte de fevereiro, que se registrem períodos de pouca chuva ou até de precipitações escassas com impacto na produção agrícola em algumas regiões, o que será atenuado pelo excesso de umidade do solo pela chuva muito acima do normal dos últimos meses.

A despeito do quadro de chuva irregular, devem ser esperados episódios pontuais de chuva volumosa a excessiva, de curta duração, e com características ou localizadas ou regionalizadas. Em regra, acompanham temporais passageiros de verão em dias quentes e mais úmidos, mas também podem ocorrer por ciclones ou, no caso do Litoral Norte, por fluxo de ar úmido do oceano.

As regiões Norte, Leste e Nordeste do RS têm uma maior propensão a estes episódios de chuva volumosa, sobretudo o Litoral Norte que sofre maior influência das correntes de umidade que atuam nesta época do ano no Sudeste do Brasil e nos litorais de Santa Catarina e do Paraná.

O tradicional calor, obviamente, se fará presente. A MetSul projeta estação com temperatura acima da média histórica na grande maioria ou totalidade das cidades gaúchas com algumas jornadas de calor muito intenso em que as máximas devem ficar próximas ou até superarem os 40ºC em partes do Estado. Fevereiro e março são os meses com maior probabilidade de temperatura acima da média.

Fonte: Correio do Povo

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO