Rádio Planetário FM 91.5

Mudanças climáticas e saúde ocular: a importância de proteger os olhos em situações extremas

O ciclo sazonal é uma das principais razões para a variação de temperaturas e condições climáticas ao longo do ano. Influenciando padrões de vento, distribuição de chuvas e a formação de fenômenos meteorológicos, o ciclo altera os ecossistemas, o comportamento de animais, e até mesmo a saúde humana.

Pelo olhar mais observador de José Eduardo Moura, óptico, optometrista e vice-presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria (CROOSP), as mudanças climáticas afetam a saúde de forma sistêmica, e levando em consideração que a consequência climática é multifatorial, algumas medidas podem evitar os distúrbios oculares, preservando a saúde.

Os efeitos dos climas na saúde ocular 

Desde a exposição aos raios ultravioleta em dias ensolarados, até em climas secos ou extremamente úmidos, é preciso se atentar às medidas preventivas e adaptativas para preservar a visão em diferentes condições climáticas.

Neste contexto, José Eduardo alerta como proteger e garantir a saúde visual em cada um desses ambientes.

Outras medidas podem evitar os distúrbios oculares e preservar a saúde, como, lavar sempre as mãos, nunca coçar os olhos, usar os óculos como equipamento de segurança, se exercitar ao ar livre, diminuir o uso de equipamentos eletrônicos, evitar ambientes com ar condicionado, pois ele tira a umidade do ar e resseca mucosas e, principalmente, manter a imunidade alta.

 

Fonte: CROOSP – Conselho Regional de Óptica e Optometria do Estado de São Paulo

Imagem: Governo Federal

Sair da versão mobile