Sábado, 07 de Setembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
27°
12°
27°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Música, Informação e Esporte
Ao Vivo: Música, Informação e Esporte
Geral

É falso que a Caixa esteja dando um Abono Natalino para quem compartilhar no WhatsApp

É falso que a Caixa esteja dando um Abono Natalino para quem compartilhar no WhatsApp
15.12.2023 14h44  /  Postado por: Tânia Diehl

A última das histórias que começou a circular na internet aponta para um suposto benefício vindo da Caixa. A mensagem aponta que o banco estaria um Abono Natalino de R$ 630 agora em 2023.

É falso.

O texto aponta que para ganhar o suposto benefício a pessoa teria que entrar em um site de domínio russo (.ru), responder a algumas perguntas e, no final, compartilhar um link com um certo número de amigos no WhatsApp.

A mensagem, assim como outras, está circulando com força no WhatsApp. Por isso, cá estamos para responder três questões que visam elucidar mais este caso. São elas: 1) É verdade que a Caixa está dando um Abono Natalino para quem compartilhar um link no WhatsApp? 2) O que acontece se você entrar no site que aponta que a Caixa está dando um Abono Natalino no WhatsApp? 3) Há algo a se fazer se você entrar no site e seguir as instruções em questão?

É verdade que a Caixa está dando um Abono Natalino para quem compartilhar um link no WhatsApp?

Não é verdade. Trata-se de mais um anúncio falso que está circulando em nome da instituição. Não consta a notícia do tal Abono Natalino em nenhuma fonte confiável (muito menos relacionada à Caixa). Além disso, o site de domínio russo segue o mesmo modus de tantos outros golpes que circulam no WhatsApp.

O que acontece se você entrar no site que aponta que a Caixa está dando um Abono Natalino no WhatsApp?

No início, o site vai falar do tal benefício da Caixa. Depois pede dados pessoais e faz perguntas genéricas. No final, há um pedido de compartilhamento para que se “veja o benefício”. Caso você siga os tais passos, há três coisas que podem ocorrer no final.

Você pode ser direcionado a um site pesadíssimo que vai fazer o seu celular ou computador travar, ser direcionado a um site por meio de programas de afiliados ou, ainda, para outro site de promoções falsas. Para piorar, você pode “apenas” ter colaborado para os golpistas ganharem dinheiro com publicidade no site ou também pode ter dados roubados ou ser infectado por um vírus.

Há algo a se fazer se você entrar no site e seguir as instruções em questão?

Há alguns cuidados básicos a se tomar em casos como estes. Se você não perceber nenhum comportamento estranho no seu aparelho, vida que segue. Mas é possível fazer um rastreamento com antivírus no seu computador ou celular (no nosso caso, o site foi bloqueado pelo antivírus), trocar senhas de redes sociais e limpar dados de navegador (para o caso de você ter sido obrigado a assinar uma notificação do site).

 

Fonte: Boatos.org

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO