Área técnica da Cotriel participa de treinamento sobre tecnologia de aplicação
Na manhã desta quarta-feira, 13 de dezembro, na Afeco, a área técnica da Cotriel participou de um treinamento sobre tecnologia de aplicação proporcionado pela empresa Nortox. O Programa Nortox No Alvo, que é realizado em todo o Brasil, conscientiza técnicos e produtores sobre importantes aspectos que tem de ser levados em conta no momento da pulverização: a deriva, fitotoxicidade e travamento de cauda. A capacitação foi conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Glauberto Costa, da Alvo Consultoria de São Paulo, empresa que atua na área de tecnologia da aplicação há 29 anos.
Glauberto iniciou sua abordagem extremamente preocupado com a deriva dos produtos, sendo que o tamanho das gotas e as condições do vento são os dois primeiros aspectos, mas que outras questões como altura da barra de pulverização, a umidade relativa, a turbulência do ar e a temperatura também devem merecer a atenção dos produtores: “A direção e a velocidade do vento também estão relacionados ao risco de deriva. Em função disso, é preciso observar a pulverização de forma rigorosa, de forma a evitar que o produto atinja áreas sensíveis, como residências, outras lavouras, rios e demais ambientes.
O Agrônomo falou também acerca da fitotoxicidade, efeito indesejado que ocorre quando a planta é danificada pelo agroquímico usado na aplicação. Observou que devem ser levadas em consideração fatores como o estágio de desenvolvimento da planta, a quantidade aplicada e as condições climáticas.
Por fim, Costa salientou que um problema que está se tornando recorrente nos processos de aplicação de defensivos é “travamento de calda”, que pode ocorrer em máquinas de aplicação agrícola, como os pulverizadores. “O entupimento dos bicos de pulverização prejudica a eficiência da aplicação e uso de produtos aditivos para limpeza e manutenção das máquinas é uma alternativa que deve ser mais utilizada pelo produtor.
Jarbas Kraemmer, representante técnico de vendas da Nortox frisou que a empresa desenvolve tecnologias e técnicas de aplicação que buscam prevenir problemas como deriva, fitotoxicidade e travamento de cauda, garantindo uma aplicação eficiente e segura de agroquímicos.
O supervisor técnico regional da Cotriel Regional Norte, Evandro Schmatz, esteve presente e agradeceu à Nortox pela parceria, frisando a busca constante da área técnica da Cooperativa no desenvolvimento contínuo em assuntos que são impactantes para o associado.
Fotos: Evandro Schmatz.