Famurs faz aceno favorável ao aumento de ICMS no Rio Grande do Sul
Em reunião no auditório da Famurs, no final da tarde desta segunda-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) abordou com 63 prefeitos, além de vices e secretários municipais, o projeto que amplia a alíquota modal do ICMS para 19,5%. A proposta, que vem enfrentando críticas de associações comerciais e industriais, deve ser votada na Assembleia no próximo dia 19.
Após o encontro, o presidente da Famurs e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, afirmou que uma posição oficial da entidade sobre o aumento será divulgada até o final da semana. Por representar 497 municípios, por meio das 28 associações regionais, será necessária uma reunião com esses representantes.
No entanto, um primeiro indicativo, pela fala dos prefeitos presentes, é de apoio ao projeto. “Os prefeitos têm um entendimento e na prática estão vendo a arrecadação diminuir. Claro que preocupa o setor empresarial, mas precisamos recompor, pensando na questão futura da reforma tributária. Não é uma decisão fácil. Por princípio a gente é contra aumento de impostos, mas entendemos que para manter qualidade dos serviços é necessário”, afirmou Orsi.