Rádio Planetário FM 91.5

Laboratório Bioexame lança campanha de prevenção às hepatites

A mortalidade anual global por hepatite viral é comparável à do HIV, tuberculose ou malária e provavelmente excederá o número de vítimas dessas três doenças combinadas até 2040, sob o atual status quo. As hepatites são doenças causadas por vírus e representam grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se da inflamação do fígado e, além de vírus, pode ser causada pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Estima-se que 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer primário de fígado sejam causados pelos vírus das hepatites B e C. Reconhecendo o importante problema de saúde pública que representam as hepatites, a 63° Assembleia Mundial da Saúde realizada em 2010 designou o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Combate à Hepatite e faz um apelo mundial para uma resposta integral na luta contra a hepatite. os vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, este último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite e manter as vacinas para hepatite A e B em dia.

Em função disso, o Laboratório Bioexame lançou uma campanha de prevenção, no Brasil. Sobre o assunto, fala o bioquímico Maurício Rotta:

https://radioplanetario.com/wp-content/uploads/sites/2/2023/08/0208-Mauricio-Rota-sobre-hepatite-Tania.mp3?_=1

Sair da versão mobile