O vírus sincicial, uma doença respiratória que provoca infecções, principalmente, em crianças, já provocou 587 internações e cinco mortes no Rio Grande do Sul em 2023, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Do total de hospitalizações, 94,9% ocorreram entre menores de nove anos.
Autoridades de saúde e especialistas alertam que os casos aumentam com a chegada do frio. Nesta reportagem, você entende o que é esse vírus, o que ele provoca e quais cuidados tomar.
1. O que é o vírus sincicial
Segundo o infectologista Fabrizio Motta, o vírus sincicial respiratório (VSR) “é um vírus que é como todos os outros vírus que causam essas doenças virais que dão gripe, dão resfriado”.
2. O que e quem o vírus afeta
O infectologista Eduardo Sprinz explica que a doença afeta as vias aéreas superiores. “Infelizmente, em criancinhas e pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes), outras doenças e idosos, ele pode dar quadros mais graves, comprometendo os pulmões”. O especialista diz que o VSR provoca a bronquiolite em crianças, por exemplo.
3. Quais são os sintomas da doença
- Tosse
- Coriza
- Espirros
- Falta de ar
- Respiração rápida
- Boca azulada
4. Como se proteger da doença
Fabrizio Motta alerta que o vírus é transmitido pelo contato. Por isso, é importante:
- Evitar toques e contatos com crianças
- Higienizar as mãos (e ensinar as crianças a fazer isso)
Ainda não existe vacina contra o VSR, segundo Eduardo Sprinz. O especialista afirma que, em breve, a doença deve contar com um imunizante.
GZH