É uma doença neurológica, que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio além de alterações na fala e na escrita.
Não é uma doença fatal, nem contagiosa, não afeta a memória ou a capacidade intelectual do parkinsoniano. Também não há comprovação de que seja hereditária. Apesar dos avanços científicos, ainda continua incurável, é progressiva (variável em cada paciente) e sua causa ainda continua desconhecida até hoje.
A doença de Parkinson é devida à degeneração das células situadas na região do cérebro chamada substância negra. Essas células produziram uma substância chamada dopamina, que conduzem as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do paciente, provocando os sintomas acima indicados.
Para entender melhor sobre a doença, a fisioterapeuta e presidente da Associação Brasil Parkinson, Érica Tardelli Neves Guelfi conversou conosco no programa Giro da Notícia. Acompanhe:
Para maiores informações, acesse o link: https://www.parkinson.org.br/