Sábado, 04 de Fevereiro de 2023
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
29°
16°
23°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Plantão Hospitalar
Ao Vivo: Plantão Hospitalar
Geral

Prefeitura de Passo Fundo finaliza piso da Praça da Cuia

Prefeitura de Passo Fundo finaliza piso da Praça da Cuia
20.01.2023 16h49  /  Postado por: Tânia Diehl

A Praça Marechal Floriano, situada em frente à Catedral, é um dos símbolos de Passo Fundo e está sendo revitalizada pela Prefeitura. Após ter passado pela recuperação do piso histórico, o espaço receberá intervenções que vão recuperar um local com grande significado para a história da cidade e qualificar a infraestrutura para a utilização da comunidade.

De acordo com o prefeito, Pedro Almeida, a Prefeitura tem um olhar sensível para as melhorias dos espaços públicos, buscando preservá-los e ampliar a sua apropriação pelas comunidades. “Com o Viva a Praça, estamos levando infraestrutura para os bairros. Ao mesmo tempo, trabalhamos na revitalização de outras áreas que são consideradas importantes pela população. A recuperação da Praça da Cuia era um desejo antigo dos passo-fundenses e estamos promovendo uma série de melhorias para torná-la ainda mais agradável e segura, respeitando as suas peculiaridades”, considera.

A troca do piso teve início em maio de 2022 e foi finalizada no início deste ano, mantendo as características originais das pedras que haviam sido colocadas na década de 40. Para a execução do projeto, conforme o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, a Prefeitura contratou uma empresa especializada naquele tipo de restauração e realizou a obra a partir de medidas compensatórias. “As medidas compensatórias nos permitem fazer contratações mais especializadas, de modo com que cada etapa da obra possa ser feita por uma empresa diferente. Toda a revitalização segue o projeto original da praça, sendo fiscalizada pela Secretaria de Planejamento, como foi a troca do piso”, afirma.

Por meio de medidas compensatórias, a Prefeitura concluirá a revitalização do chafariz e fará o revestimento ao redor do monumento da cuia – que já recebeu nova pintura -, a recuperação do meio-fio e das escadas, o plantio de grama, a reforma do banheiro e a troca dos bancos. Além disso, instalará nova parada de ônibus localizada na Rua Bento Gonçalves.

Outras praças com medidas compensatórias

Asseguradas por legislação federal, as medidas compensatórias consistem em uma ação que procura repor bens socioambientais perdidos em decorrência direta ou indiretamente de determinado empreendimento. Dessa forma, o Município define com as empresas o emprego do recurso na realização de obras que beneficiem a população.

Recentemente, a cidade teve duas praças revitalizadas a partir de medidas compensatórias. Ambas são locais de grande movimentação diária e tiveram a infraestrutura qualificada para o fluxo e a ocupação das pessoas.

A Praça Tamandaré, no entorno do Hospital São Vicente de Paulo, passou pela reforma do piso e instalação de novo playground, troca de bancos e reforços na iluminação.

Já a Praça Antonino Xavier, em frente ao Hospital de Clínicas, em 2021, teve a colocação de novo piso, construção da quadra de esportes, instalação de bebedouros de água, reforços na iluminação e novo playground com piso emborrachado. Isso depois de ter recebido obras no Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta, recuperação das calçadas e do largo em que está o monumento de Antonino Xavier. As duas praças foram tornadas inteiramente acessíveis com a eliminação de degraus e a implementação de piso tátil.

 

  • Rd Uirapuru
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO