Rádio Planetário FM 91.5

No mês do Novembro Azul, um lembrete que homens também sentem dor

Além das particularidades entre sexos e gêneros que existem para tipos de dor semelhantes, também existem doenças específicas do homem. É o caso da Síndrome da Dor Pélvica Masculina, definida pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) como dor, pressão ou desconforto crônico localizado na pelve, períneo ou genitália de homens, tendo como sintomas mais comuns dores ou desconfortos no períneo, área suprapúbica, pênis e testículos, além de incômodos ao urinar e ejacular, e também a disfunção sexual.

Neste mês, a preocupação com a saúde masculina fica mais em evidência por conta da campanha do Novembro Azul, dedicada à conscientização ao diagnóstico do câncer de próstata. O próprio paciente com câncer também pode sofrer da chamada dor oncológica, que pode ser causada pelo próprio tumor, pelos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, por exemplo, pelos exames realizados para o diagnóstico da doença, ou até mesmo dores pós-operatórias, depois da retirada do tumor.

Confira a entrevista com o neurologista especialista em dor Dr. Rogério Adas, Diretor Científico do Comitê de Dor da Associação Paulista de Medicina (APM):

https://radioplanetario.com/wp-content/uploads/sites/2/2022/11/dr.-rogerio-adas-sobre-a-dor.mp3?_=1

 

 

Sair da versão mobile