Aproxima-se mais um domingo de eleições gerais no Brasil. O povo brasileiro vai, no domingo, dia 30 de outubro, às urnas eletrônicas eleger, em segundo turno, os seus representantes para os cargos de presidente da República e governador.
A votação inicia às 8h e encerra às 17h, sem interrupção ao meio-dia. Para votar, o eleitor precisa levar o título – na versão digital pelo aplicativo e-Título ou em papel – e um documento oficial com foto.
Por outro lado, certidões de nascimento ou casamento não valem como prova de identidade na hora do voto, pois não contêm fotos. Quem possui a biometria coletada pela Justiça Eleitoral poderá utilizar as digitais como forma de identificação no dia da eleição. É proibido o uso de aparelhos celulares na cabine de votação, mesmo desligado. É necessário entregar ao mesário antes de entrar na cabine. O eleitor que tiver a biometria pode continuar usando o e-Título pelo celular, que será apresentado ao mesário.
Andreia Colovini, chefe do Cartório Eleitoral de Espumoso, destacou à reportagem que está tudo pronto para o segundo turno das eleições: