RGE e os acidentes com interrupção de energia
A RGE informou que acidentes que envolvem colisões contra postes da rede de distribuição normalmente resultam em interrupção no fornecimento de energia elétrica. Cada ocorrência dessas demanda intervenções que incluem substituições de postes, reconstruções de redes de distribuição e restabelecimento da energia. Dependendo da gravidade do acidente, as equipes de campo precisam também aguardar a perícia policial para poder iniciar a manutenção.
Guardião da Vida
Considerando o impacto do assunto para a população, seja na segurança do trânsito, seja na qualidade do fornecimento de energia, a CPFL Energia, por meio da campanha Guardião da Vida, incentiva a discussão sobre o tema, a fim de promover uma reflexão sobre as atitudes no trânsito que poderiam ser evitadas, reduzindo acidentes e salvando vidas.
Como parte do apoio ao movimento Maio Amarelo, a campanha Guardião da Vida promove ações que visam estimular a comunidade a adotar atitudes mais seguras como parte responsável pela vida de outras pessoas. Entre as ações estão palestras em escolas, associações de bairro, sindicatos de classe e empresas.
Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes contra postes podem amargar prejuízos financeiros. Nos casos em que a distribuidora identifica o culpado legal, este deve arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. A substituição de um poste pode variar, dependendo do modelo, entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.
Essa diferença leva em consideração os equipamentos instalados tanto pela distribuidora de energia como pelas empresas que ocupam a estrutura. Por exemplo, um poste com iluminação pública simples tem menor valor que aquele que sustenta um transformador de energia e equipamentos de telecomunicação.
Em entrevista para o programa Giro da Notícia, a Consultora de Negócios Planalto Eliana Lago Bortolon, falou sobre o que implicam os acidentes, e falou também sobre outros assuntos que interessam aos consumidores. Acompanhe: