Sábado, 01 de Outubro de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
20°
11°
15°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Programa O Campo em Notícia
Ao Vivo: Programa O Campo em Notícia
Notícias

Após fim de semana de sol, Inmet alerta para tempestades no RS; confira a previsão para os próximos dias

Após fim de semana de sol, Inmet alerta para tempestades no RS; confira a previsão para os próximos dias
19.09.2022 10h25  /  Postado por: Mirele Caldas

Após dias marcados por sol e tempo firme, a chuva chega ao Rio Grande do Sul nesta semana. Segundo alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podem ocorrer tempestades, com rajadas de vento de até 60 km/h e queda de granizo em grande parte do Estado até às 10h desta segunda-feira (19).

A previsão da Climatempo corrobora essa projeção. Os maiores acumulados devem ocorrer pelo Centro, Norte e Oeste, mas não se descarta que a chuva forte afete as demais áreas do Estado. A instabilidade deve seguir no território gaúcho até quinta-feira (22).

A Climatempo explica que o cenário ocorre pela baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o oeste da Região Sul, um cavado meteorológico nos níveis baixo e médio da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada), um corredor de umidade que vem da Amazônia e das correntes de vento em altitude, além da aproximação de uma frente fria no sul do Estado.

A mínima em território gaúcho nesta segunda-feira está prevista para São José dos Ausentes, na Serra, com 4°C . A máxima será em Camaquã, com 22°C, no sul do Estado. Na Capital, mínima de 14°C e máxima de 18°C.

Para terça-feira (20), a Climatempo aponta que a metade sul do Rio Grande do Sul — o que inclui a Região Metropolitana e o Litoral Norte —, terá chuva isolada e com baixos acumulados. No extremo norte do Estado, o tempo será mais firme, com um amanhecer de muita nebulosidade. As instabilidades, na sua grande maioria, ocorrem na primeira metade do dia e no final dela pelo território gaúcho, mas a Climatempo não descarta chuvas pontuais à tarde.

A mínima no Estado na terça deve ser de 6°C, em São José dos Ausentes, enquanto a máxima pode chegar a 27°C em Vicente Dutra e Nova Tiradentes, na Região Norte.

Já na quarta (21), a Climatempo destaca que a chuva voltará a ganhar força pelo Oeste e Norte, incluindo as regiões da Serra, Missões e Fronteira Oeste, com acumulados pontualmente elevados. Mas, sobre o centro sul e leste, incluindo Porto Alegre e todo o litoral, a previsão aponta apenas chuva fraca pela madrugada e manhã.

Segundo a Climatempo, a chuva começa a diminuir na quinta-feira (22), dando espaço para o frio. A massa de ar polar vai derrubar as temperaturas e a semana vai terminar fria e com geada por amplas áreas.

Veja como deve ficar o tempo na sua região nesta segunda-feira (19): 

GZH

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO