Incêndio destrói dois piquetes no Acampamento Farroupilha
Um incêndio destruiu dois piquetes no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre na madrugada desta quinta-feira (15). Conforme o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido na ocorrência.
O fogo começou por volta das 4h no piquete Amigos do Sul e se propagou até o Freitas Brasil. Os dois galpões ficam colados, sendo um de frente para a Casa do Gaúcho e o outro nos fundos, virado para a Rua Dimas Costa.
De acordo com o relato de quem passava a madrugada em piquetes próximos, três pessoas estavam dormindo em um dos galpões atingidos, mas foram avisadas e conseguiram sair sem se machucar. Os bombeiros permaneceram no acampamento até as 5h30min.
— A gente optou por fazer um combate para que não se alastrasse mais, para que não tivéssemos maiores danos. Por ser um material altamente combustível, acaba que o fogo trabalha muito rápido. Então, nós conseguimos que os piquetes vizinhos não fossem tão danificados, mas acabaram se perdendo dois piquetes e temos dois que ficaram avariados — disse o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Rafael Mellos.
As causas do incêndio ainda serão apuradas. Entretanto, segundo os bombeiros, os piquetes consumidos pelo fogo estavam com o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) regularizado.
Paulo Henrique Costa Brasil, do piquete Freitas Brasil, conta que sentiu cheiro forte de fumaça por volta das 3h e que, em seguida, percebeu o fogo, já alto, na instalação ao lado.
— Estiveram ali (no piquete que começou o incêndio) e viram que as churrasqueiras estavam com as bocas viradas para baixo. A gente acredita que tenha sido o curto-circuito de um freezer que tenha causado o incêndio. Na hora em que eu vi o fogo, pensei que poderia ter sido uma churrasqueira, mas não sabemos mais se foi isso — afirmou em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha.
GZH