Incêndio já destruiu mais de 2 mil hectares do Parque Nacional de Brasília; combate ao fogo continua
O incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília desde segunda-feira (5) destruiu, até o começo da tarde de terça (6), 2.052,22 hectares de vegetação. A área, corresponde a 2 mil campos de futebol e é maior do que duas cidades do tamanho de Águas Claras, no Distrito Federal, que tem 808 hectares.
A área total do parque é de 42.355,54 hectares, e o incêndio consumiu, em 24 horas, 4,8% da reserva ambiental. De acordo com os bombeiros e com a Divisão de Monitoramento e Informações Ambientais do Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo ainda não foi controlado, ao contrário de informações divulgadas no começo da manhã.
Há quatro meses não chove em Brasília, o que aumenta o perigo. No sábado (3), o Distrito Federal registrou o dia mais seco do ano, com umidade a 9%.
Já no domingo (4), a Defesa Civil emitiu um “alerta vermelho” de baixa umidade na capital. A medida indica “grande perigo”, com umidade abaixo de 12% por dois dias seguidos.
A fumaça do Parque Nacional de Brasília pode ser vista de longe. Criada em novembro de 1961, a reserva fica a 10 quilômetros do centro da capital federal e surgiu da necessidade de proteger os rios que abastecem o Distrito Federal de água potável.
Além disso, a mata contribui para o equilíbrio do clima. Também conhecido como Parque da Água Mineral, a área tem duas piscinas abertas para o público, atividades de educação ambiental e áreas onde a visitação é proibida..
O parque abriga sítios arqueológicos históricos e espécies da flora e da fauna típicos do Cerrado. Um ano atrás, um incêndio de grandes proporções também atingiu o Parque Nacional de Brasília.
*G1