Devido à forte intensidade das rajadas de vento, não é descartado queda de galhos, árvores e energia nas áreas acima mencionadas.
Ventania atinge todo o Rio Grande do Sul nesta terça (12)
Com a passagem de uma frente fria e aprofundamento de um sistema de baixa pressão atmosférica, rajadas de vento de fortíssima intensidade acontecem na faixa leste desde o Rio Grande do Sul até São Paulo, atingindo capitais como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo.
De acordo com o modelo Europeu, ECMWF, rajadas de vento de mais de 90 km/h já estavam previstas para esta terça-feira (12) na faixa leste do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Na Serra Catarinense as rajadas de vento podem atingir 100 km/h. Na Região Metropolitana de Porto Alegre e Curitiba, as rajadas atingem mais de 60 km/h. Além disso, no litoral gaúcho as ondas podem ultrapassar 4 metros de altura.
No estado de São Paulo, a região de Itapetininga e litoral sul são as mais atingidas, as ventanias são de forte intensidade e podem alcançar mais de 70 km/h. Na Grande São Paulo é esperado rajadas na ordem de 60 km/h.
Imagem: Mirele Caldas