Treinamento sobre boas práticas na aplicação de defensivos é realizado na Cotriel
Dias 21 e 22 de junho, na Afeco, a Cotriel sediou mais um treinamento de boas práticas de aplicação defensivos. Promovida pela Corteva, que apoia a realização de cursos sobre boas práticas nas aplicações de 2,4-D que atendem à IN 42 no Rio Grande do Sul, esta capacitação, aprovada pela Secretaria da Agricultura do RS é realizada por Engenheiros Agrônomos, que são alunos ou estagiários ligados à UNESP de Botucatu/SP. A entidade executora dos cursos é a FEPAF – Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, entidade ligada à UNESP e que operacionaliza a parceria com a Corteva. Em Espumoso, o curso foi apresentado pelos agrônomos Gustavo Gomes e Laryssa Bernardes, com a presença de 43 associados da Cotriel das cidades de Alto Alegre, Campos Borges, Estrela Velha, Espumoso e Salto do Jacuí.
As ações de Boas Práticas Agrícolas no Rio Grande do Sul deve abranger este ano cerca de 2 mil produtores em todo o estado. Ao mesmo tempo a companhia montou 20 estações meteorológicas no estado para subsidiar os produtores com informações que favoreçam a segurança e efetividade das operações. Os treinamentos tem duração de 16 horas. Um dos problemas identificados entre o público alvo da iniciativa reside na dificuldade de escolha do bico correto demandado para o tipo de defensivo a ser pulverizado. A iniciativa, que tem foco inicial em aplicações do herbicida 2,4D, atualmente abrange públicos das mais diversas culturas e oferta informações sobre boas práticas no emprego de todos os tipos de agroquímicos.
A agenda de cursos previstos nas Unidades da Cotriel terá dias 29 e 30/06 para associados de Tunas, 07 e 08/07 em Estrela velha e 14 e 15/07 novamente em Espumoso.