Projeto leva transformação social para jovens gaúchos por meio da aprendizagem
O Programa Preparar, foi desenvolvido pela Pipa Ideias, empresa especializada em impacto e responsabilidade social e já capacitou mais de 500 jovens
Com a intenção de oferecer os conhecimentos necessários para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, perspectivando a transformação social, as fundadoras da Pipa Ideias, Andressa Camargo e Luísa Viegas Andrade, desenvolveram o Preparar, programa de aprendizagem para adolescentes. “Por meio do projeto, são disponibilizados conteúdos que muitas vezes não são apresentados em salas de aula. Entre os temas estão empreendedorismo, empatia, autoconhecimento, tecnologia, sustentabilidade e finanças. Temos parcerias com empresas que buscam incentivar a educação e escolhem o Preparar como parte da responsabilidade social da organização”, explica uma das CEOs da Pipa Ideias, Luísa Andrade.
A intenção é proporcionar aos jovens um contato maior com o autoconhecimento. Sendo assim, os conteúdos são preparados em um formato educativo e apresentados de modo lúdico e descontraído. “Dessa forma, buscamos colaborar com a diminuição da desigualdade social e fortalecer a formação empreendedora de cada um, oferecendo ferramentas para o empoderamento”, ressalta Luísa. As empresas apoiadoras podem escolher escolas, ONGs ou instituições beneficentes, para entregar os conteúdos do Projeto Preparar, ou apoiar o projeto de forma geral, visando entregar os temas abordados para ainda mais jovens em todo país.
Andressa Camargo destaca que a iniciativa, que acontecia apenas presencialmente, e criaram o Preparar Digital: uma plataforma online com todos os conteúdos abordados no programa, com aulas gravadas por especialistas para atender os alunos de forma digital: