Tentativas de golpes do WhatsApp continuam e usuários precisam estar alerta
A prática do chamado “golpe do nudes” continua. Neste tipo de golpe, os criminosos atraem homens mais velhos, por meio das redes sociais, utilizando fotos de mulheres jovens para chamar a atenção das vítimas, iniciando uma conversa.
“Em seguida, o homem, vítima do golpe, passa a receber ligações dos supostos pais da jovem ou de falsos policiais civis, tanto agentes quanto delegados, que o acusam de pedofilia, sob a alegação de que as fotos são de uma criança ou adolescente. Na extorsão, os falsos familiares exigem valores para não denunciar à polícia ou se identificam como delegados, na tentativa de arquivar os supostos inquéritos.
Os suspeitos usam de artifícios para conseguir o dinheiro das vítimas. Entre as estratégias, eles se passam por policiais civis, usam falsas delegacias e até falsas vítimas menores de idade.
A orientação é que a vítima não deposite nenhum valor na conta de qualquer pessoa que tente extorqui-la e que procure imediatamente uma delegacia de polícia para registrar a ocorrência. As pessoas também devem redobrar os cuidados na utilização de redes sociais, pois uma vez enviada uma fotografia, dificilmente poderá ser apagada da internet.
Segundo a polícia, este tipo de golpe vem sendo registrado em todo o Brasil.
O golpe parte de dentro dos próprios presídios e se a pessoa não tiver discernimento, poderá cair numa extorsão.
Esta é uma das imagens usadas pelos meliantes.