Cotriel recebe Certificado de Energia Renovável
A Ludfor Energia, empresa de Bento Gonçalves responsável em intermediar que a Cotriel ingressasse no mercado livre de compra de energia elétrica entregou à Cooperativa o certificado de Energia Renovável. O documento atesta que a energia consumida é de fontes renováveis, reduzindo, desta forma, a quantidade de CO2 gerada pela referida unidade consumidora. Em março de 2021, toda a estrutura da Unidade de Pantano Grande, incluindo o recebimento de grãos e o Engenho de Arroz passou a fazer parte deste mercado de compra livre de energia. Segundo o assessor operacional, Marcelo Drum, essa iniciativa além de contribuir com o meio ambiente proporciona uma redução mensal no custo da energia elétrica de mais de 30%.
Nestes 12 meses utilizando esta nova forma de adquirir energia, a Cotriel deixou de emitir 161,168 toneladas de CO2. Isto equivale a 4.453 árvores conservadas por 20 anos, consumo de 1602 veículos leves a gasolina percorrendo 500 quilômetros, 452 caminhões realizando o transporte rodoviário por 1000 quilômetros e envio de 69 toneladas de papel para aterro sanitário, validando o posicionamento da Cotriel como empresa de cunho sustentável e de que a energia elétrica consumida pela empresa é proveniente de fonte de energia renovável, seja eólica, solar, biomassa ou de Pequenas Centrais Hidrelétricas(PCH) e de Centrais Geradoras Elétricas (CGH).
O gestor ambiental da Cotriel, Bértio Joel de Matos pontuou que quando foi feito o estudo e aprovada a migração para o Mercado Livre de Energia, o objetivo foi, além da economia, inserir ainda mais a Cooperativa no rol de empresas que trabalham preservando o meio ambiente e buscam a sustentabilidade: “Agora, além de solidificarmos estas metas iniciais, estamos alcançado resultados econômicos satisfatórios e também a certificação. E ao final do ano de 2022 teremos todas as unidades consumindo energia renovável, o que reduzirá ainda mais a emissão de CO2 e aumentará assim a contribuição da Cotriel na preservação do meio ambiente”, finalizou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel