Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
25°
17°
18°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Convidados da Tarde
Ao Vivo: Convidados da Tarde
Geral

Psiquiatra Lisieux Telles analisa denúncias de violência e violação dos direitos humanos

Psiquiatra Lisieux Telles analisa denúncias de violência e violação dos direitos humanos
24.05.2022 14h27  /  Postado por: Tânia Diehl

Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostra que, no Rio Grande do Sul, de 1º de janeiro a 12 de maio, os canais Disque 100, Ligue 180 e aplicativos Direitos Humanos Brasil receberam 31.780 registros de violações, que incluem, por exemplo, situações como agressão (1.894 casos), lesão corporal (891), tortura física (267), estupro (414), tortura psíquica (3.427), entre outros. No Brasil, no mesmo período, foram 606.229 registros de violações.

Ainda de acordo com o painel, na região Sul do país, a maior parte das vítimas são mulheres (60,24%). O perfil é o mesmo visto nas demais regiões brasileiras.

Em agosto, o tema “Tratamento da violência doméstica – intervenções possíveis” será uma das questões abordadas na 31ª Jornada CELG, realizada pelo Centro de Estudos Luis Guedes, em Gramado. Após vivenciarem violência doméstica, as vítimas podem apresentar diversas formas de sofrimento físico, emocional e transtornos mentais. Tais sequelas precisam ser tratadas para que elas consigam retomar sua vida e sua sanidade mental. Sem o auxílio de um profissional, é muito difícil superar as marcas que foram deixadas no emocional.

A psiquiatra do CELG, Lisieux Telles, que também é professora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) falou à reportagem e destacou a importância das vítimas contarem com poio psiquiátrico:

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO