TJ manda soltar os nove réus acusados de matar adolescente na saída de festa em Charqueadas
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça mandou soltar os nove réus pelo assassinato de Ronei Wilson Jurkfitz Faleiro Júnior, 17 anos, em Charqueadas. O adolescente foi espancado até a morte na saída de uma festa, em 1º de agosto de 2015. Em duas ocasiões os júris dos réus terminaram sem decisão. Na última vez, após três dias de julgamento de parte dos acusados, o conselho de sentença foi dissolvido. Como uma das defesas argumentou que a vítima teria uma doença e isso teria causado a morte, um dos jurados pediu que a questão fosse esclarecida. De lá para cá, veio a pandemia a nada foi marcado.
No seu voto no habeas corpus, o relator, desembargador Jayme Weingartner Neto, diz que apesar de o caso ser complexo, com nove réus e várias testemunhas, além da realização de provas técnicas, “o transcurso de quase sete anos de prisão cautelar, no contexto dos autos, é desproporcional, mormente a considerar que o julgamento foi fracionado em três atos, ainda sem previsão”.
Após a 1ª Câmara Criminal mandar soltar os réus, o juiz Jonathan Cassou dos Santos, substituto na vara onde tramita o processo em Charqueadas, disse que diante da decisão, da sua agenda cheia e da ausência de um juiz titular, não decidiria sobre uma nova data para os júris.
O Presidente do Conselho de Comunicação Social do Tribuna de Justiça do RS, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira em entrevista a Rádio Gaúcha falou sobre o caso.
Ouça a entrevista completa no player abaixo:
Foto: Fernando Gomes / Agência RBS
Fonte: GZH