Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
32°
17°
28°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Mundo em Revista
Ao Vivo: Mundo em Revista
Notícias

“Nós nascemos para ser úteis”, diz brasileiro classificado pelo livro dos recordes como funcionário mais antigo do mundo

“Nós nascemos para ser úteis”, diz brasileiro classificado pelo livro dos recordes como funcionário mais antigo do mundo
25.04.2022 10h58  /  Postado por: adrianolima

Indicado pelo Guinness World Records, como o “funcionário mais antigo do mundo”, o catarinense Walter Orthmann conversou com a Rádio Gaúcha na manhã deste sábado (23) e fez reflexões sobre longevidade e sua trajetória profissional. Orthmann participou, por telefone, do programa Supersábado.

Natural de Brusque, em Santa Catarina, Orthmann completou 100 anos em 19 de abril. O brasileiro trabalha há 84 anos na companhia têxtil RenauxView. O funcionário foi contrato aos 15 anos, em 1938, para exercer a função de auxiliar de expedição e foi a partir dali que começou a conquistar posições internamente até chegar no posto que ocupa até hoje, o de gerente de vendas.

Sobre sua trajetória profissional, o profissional detalhou como começou na atividade:

— Eu era um simples operário, um ano depois fui promovido para trabalhar no escritório. Em 1955, comecei a viajar de ônibus para visitar clientes em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mais tarde, as viagens se estenderam pelo país. Eu era “craque”, sabia o que os clientes queriam e, por isso, viaja todo mês. Isso (as viagens) se estenderam por 60 anos de trabalho, depois dos 93 anos eu comecei a parar. Antes, eu vendia toda a produção sozinho, hoje a empresa tem uma equipe de gestores e  representantes.

Ao longo da sua carreira, o gerente comercial presenciou uma série de mudanças no mercado, como a chegada da primeira calculadora na empresa. Segundo ele, até hoje,  “é fraco” para usar as “máquinas” de fazer contas. Por outro lado, aderiu à novas tecnologias, como o tablet.

Questionado sobre qual o segredo da vitalidade, Orthmann afirmou acreditar que “nós nascemos para ser úteis”. Além disso, o catarinense mantém uma rotina de exercícios diários.

— No meu caso, eu comecei (a trabalhar) cedo, gostei do trabalho, gostei de fazer o que eu faço. Quando isso acontece, você não sente o tempo passar, quando você vê, se passaram horas e horas. É muito gratificante e bonito — afirmou.

Confira a entrevista completa no player abaixo:
Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO