Velórios voltam a ser realizados dentro da normalidade
O governo do Estado publicou, no dia 16/3, em segunda edição do Diário Oficial, o Decreto Estadual 56.422, que desobriga o uso de máscara para circulação ou permanência em vias públicas ou em espaços públicos ou privados ao ar livre. A norma foi elaborada com base em posicionamentos técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Comitê Científico de Apoio ao Enfrentamento à Pandemia.
Conforme o texto do decreto prevê, os municípios, com base em evidências científicas e em análises sobre as informações estratégicas em saúde, puderam então acabar com a proibição de máscaras de proteção individuais.
Em Espumoso, o decreto 3.512, que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados na cidade, foi publicado na sexta-feira dia 25 de março.
O decreto ainda autoriza a retomada à normalidade na realização dos velórios, que até então estavam com horários reduzidos. Os velórios de pessoas que morrerem em decorrência da Covid-19, devem seguir com as mesmas normas até então aplicadas.
A reportagem ouviu os sócios-proprietários de funerárias da cidade, Simone Vilarinho e Jair Moraes: