A partir das 8h desta segunda-feira, 7, os contribuintes poderão baixar o programa do Imposto de Renda 2022 e começar a enviar a declaração. O prazo de entrega termina no dia 29 de abril. A Receita Federal estima que 34,1 milhões de brasileiros terão que declarar o Imposto de Renda em 2022, dos quais 5,7% devem declarar pela primeira vez. Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 mas que pode chegar a 20% do imposto devido.
Técnicos da Receita Federal indicam que os contribuintes devem organizar já a papelada para acelerar o preenchimento e apresentar a declaração no início do prazo. Quem entrega primeiro tem mais chances de receber a restituição mais cedo. Isso sem falar no alívio de se livrar logo dessa obrigação.
Além disso, se por acaso perceber a falta de alguma informação ou documento, o contribuinte terá mais tempo para correr atrás da papelada antes do término do prazo para entrega, no dia 29 de abril. A partir de 15 de março a Receita Federal vai disponibilizar o modelo de declaração pré preenchida para 10 milhões de contribuintes com acesso à essa modalidade.
Fonte: Guaíba