Domingo, 13 de Outubro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
26°
14°
13°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Madrugadão Planetário
Ao Vivo: Madrugadão Planetário
Notícias

32º Fórum Nacional da Soja

32º Fórum Nacional da Soja
23.02.2022 10h39  /  Postado por: adrianolima

O 32º Fórum Nacional da Soja se transformou num importante encontro de lideranças das cooperativas agropecuárias, técnicos, produtores, especialistas em mercados, pesquisadores, agentes governamentais, para debater diferentes aspectos da produção, comercialização, exportação, beneficiamento, abastecimento interno e externo da soja e seus derivados, com foco nas tendências do mercado. Também como propósito, o Fórum contribuiu na discussão de perspectivas estratégicas do agronegócio do Rio Grande do Sul.

O evento proporcionou em sua trajetória grandes debates sobre temas relevantes relacionados ao complexo produtivo da soja, tais como: globalização de mercado; biotecnologia, soja orgânica, mercado internacional, custos de produção, financiamento agronegócio, endividamento rural, securitização, política cambial, seguro agrícola, biocombustível, reforma e desoneração tributária, logística, custo Brasil, infraestrutura, competitividade da soja, agricultura de precisão, sustentabilidade e  cenários do agronegócio.

Nesta 32ª edição, em formato online, durante a EXPODIRETO 2022, a temática central será “Perspectivas da inserção do agronegócio no mercado, tendências de mercados de soja”.

Palestra 1

“A sustentabilidade da agropecuária frente as incertezas climáticas”

 Palestrante: Evaristo Eduardo de Miranda

Evaristo Eduardo de Miranda é paulistano e tem mestrado e doutorado em ecologia pela Universidade de Montpellier na (França). Com mais de mil trabalhos técnicos e científicos publicados no Brasil e no exterior, é autor de mais de 50 livros. Pesquisador da Embrapa desde 1980, implantou e dirigiu três centros nacionais de pesquisa. Estudioso da agricultura nacional, foi professor e orientador de mestrados e doutorados na Universidade de São Paulo – USP e na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Trabalha com desenvolvimento sustentável e em suas pesquisas busca conciliar proteção ambiental e produção agropecuária. Em sua carreira já realizou pesquisas em todos estados da Federação. Escreve regularmente em diversos jornais e revistas. É consultor de instituições de pesquisa e desenvolvimento, nacionais e internacionais, como FAO, UNESCO, Banco Mundial e IICA. Recebeu mais de cinquenta prêmios e condecorações dentre os quais destacam-se a Ordem de Rio Branco do Itamaraty, o Prêmio Abril de Jornalismo na Categoria Ciência e o Diploma de Construtor da Internet da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do CNPq. É membro da Academia Nacional de Agricultura da SNA e do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP.  Foi coordenador na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais da Presidência da República. Atualmente é diretor do Instituto Ciência e Fé e pesquisador da Embrapa Territorial.

Palestra 2

“Perspectivas da inserção do agronegócio brasileiro no mundo”

  Palestrante: Marcos Sawaya Jank

        Professor sênior de agronegócio global do INSPER e coordenador do centro Insper Agro Global. Foi presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) e do Instituto de Estudos do Comércio e das Negociações Internacionais (ICONE). Viveu 10 anos no exterior, tendo trabalhado nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, mestre em política agrícola em Montpellier-França, doutor pela FEA-USP e Livre Docente pela ESALQ. Membro de conselhos de administração da RUMO Logística e da COMERC Energia e de conselhos consultivos do MINERVA e da AGROTOOLS.

PATROCÍNIO: CCGL

PROMOÇÃO: Cotrijal, FecoAgro/RS

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO