Diagnóstico de câncer com uso de aparelho similar ao “bafômetro”
Imagine conseguir detectar um tumor maligno por meio de um tipo de bafômetro, parecido com o usado para descobrir se o motorista bebeu e dirigiu. A pessoa em vez de passar por longos exames, ela assopra durante dez segundos em um aparelho e em dez minutos sai o resultado.
Pode parecer coisa de filme ou novela. Mas é a vida real e o Hospital AC Camargo, referência no Brasil no tratamento de câncer, faz parte de um estudo que testa a efetividade de um aparelho criado em Israel e que está sendo testado no mundo.
A princípio, o foco é a detecção tumores no estômago. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres. Na maioria dos casos a descoberta da doença não é precoce.
“O câncer do estômago é uma doença silenciosa, não tem sintomas muito específicos. A pessoa começa a sentir algum desconforto na região abdominal, no estômago e demora um tempo até ser encaminhado para um exame endoscópico”, explica Emmanuel Dias-Neto, biólogo molecular do Centro Internacional de Pesquisas do A.C. Camargo Cancer Center.
O processo é longo e exige um custo alto, uma vez que são necessários profissionais especializados, desde o endoscopista até um patologista oncológico. A maioria das pessoas que passam por uma endoscopia tem problemas leves e os pesquisadores propõem o uso do aparelho para facilitar um diagnóstico e diminuir o custo da saúde, principalmente no SUS (Sistema Único de Saúde).
Fonte:
R7