Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
32°
17°
26°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Show da Manhã
Ao Vivo: Show da Manhã
Bom Dia Líder

Confira medidas que podem ajudar a evitar incêndios florestais no período da seca

Confira medidas que podem ajudar a evitar incêndios florestais no período da seca
17.01.2022 07h10  /  Postado por: Roger Nicolini

O período da seca se intensificou e, com ele, seguem aumentando os incêndios.   É considerado incêndio florestal todo fogo fora de controle em qualquer tipo de vegetação, seja em plantações, pastos ou áreas de mata nativa. Os incêndios podem causar grandes prejuízos à biodiversidade, ao ciclo hidrológico e ao ciclo do carbono na atmosfera. Além de destruir a vegetação nativa e matar muitos animais selvagens, um incêndio florestal também pode causar sérios prejuízos financeiros e, até mesmo, colocar em risco a vida de pessoas e de animais domésticos. Em outras palavras, os incêndios florestais, além de queimarem lavouras, pastos e áreas naturais, podem atingir casas, galpões, armazéns e instalações rurais, como celeiros, galinheiros, viveiros, chiqueiros e currais. O assessor de imprensa do corpo de bombeiros de Tapera, Luis Carlos Beck Maidano se diz preocupado com a situação, principalmente com a falta de acesso a verbas do fundo que era utilizado para a manutenção das atividades da guarnição.

No Brasil, 95% dos incêndios florestais são causados pela ação humana, seja de forma proposital ou acidental. Os incêndios florestais podem ter causas diversas, como a queima para plantio, queima para rebrota de pastagem, vandalismo, velas para rituais religiosos, fogueiras, balões e queima de lixo, entre outros. Maidano enfatizou outra preocupação, que são várias ocorrências de incêndio estarem acontecendo ao mesmo tempo.

É importante compreender que combater um incêndio florestal não é tarefa fácil. Exige treinamento e equipamentos de segurança. Mas medidas simples do produtor como ter um tanque de água por perto ou uma grade ajudam, encerra Maidano.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ibama

Foto: Folha do Sul

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO