O Comitê de Gestão e Crise liberou a realização do 20° Rodeio Crioulo do CTG Porteira do Faxinal, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de janeiro no Parque de Exposições de Alto Alegre. O Rodeio seguirá a cartilha do plano de contingência COVID-19 de atividades campeiras, sempre respeitando o distanciamento. Será obrigatório o uso de máscara. O patrão da entidade tradicionalista, Daltro Dendena fala a respeito.
Guilherme Puhl, capataz do Porteira do Faxinal destaca a programação campeira do rodeio.
Acompanhe abaixo a decisão do Comitê:
“Apesar de atender a situação e o crescente número de infectados, o comitê de gestão de crise destaca os seguintes pontos:
– A baixa taxa de hospitalização em leitos ambulatoriais e de UTI até o momento;
– Tanto o estado quanto o governo federal não se posicionaram contra os eventos desportivos públicos, não emitindo protocolos de alerta e ação a respeito, mantendo eventos tais como jogos de futebol e outros .
– Objetivando proteger as entidades de nosso município, organizadores do evento, pois há todo um capital financeiro envolvido na organização e realização do esporte, não havendo outra data a ser realizado;
– A população que se fizer presente, assim como organizadores e desportivos devem estar cientes dos riscos, e respeitar os protocolos estaduais a realização de eventos, publicados em meios oficiais tal como a pagina https://sistema3as.rs.gov.br/inicial, e se inteirar dos protocolos “obrigatórios” e “recomendados” , disponíveis no endereço. A não execução de quaisquer medidas disposta nos protocolos é de inteira responsabilidade dos organizadores do evento.
– O índice vacinal atinge altos níveis, há vacinas disponíveis em todos os horários de funcionamento da unidade básica de saúde.
– Cabe ainda lembrar, que o serviço de saúde do município tem uma capacidade de atendimento física e humana limitada, que somos uma comunidade pequena e trabalhamos para o crescimento coletivo como município, sendo assim a participação e empenho de cada município é primordial no sucesso das realizações coletivas.
Cada municípe é responsável por sua saúde, e goza de plena liberdade de escolha de ir e vir, não cabendo responsabilização de terceiros por eventos individuais danosos a sua saúde, haja vista ampla divulgação de riscos e perigos a qual serão expostos.
Esta permissão pode ser suspensa temporariamente conforme a quantidade de casos de Covid-19 registrados no município e/ou conforme a Bandeira de Distanciamento Controlado estabelecida para a semana pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a região de Passo Fundo, a qual o município de Alto Alegre faz parte. A entidade deve acompanhar os meios de comunicação e mídias sociais da Prefeitura de Alto Alegre para obter novas informações sobre a liberação ou suspenção da permissão das atividades, ou então entrar em contato com os membros do Gabinete de Gestão e Crise ou com a Secretaria Municipal de Saúde no telefone (54) 3382-1095.
A responsabilidade de todos é fundamental para a manutenção da saúde de cada um e de suas famílias, bem como para que a pandemia continue em situação controlada no município de Alto Alegre/RS.”
FONTE E FOTO: ASCOM PREFEITURA DE ALTO ALEGRE