Audiência Pública Regional dia 12 de janeiro em Espumoso debaterá problemas da estiagem
Nesta próxima quarta-feira, 12 de janeiro, a partir das 8h30min na Casa da Cultura de Espumoso acontece a audiência pública regional para debater os efeitos da estiagem. O encontro reunirá agricultores, entidades públicas, cooperativas, deputados e senadores para debater quais medidas podem ser tomadas diante do cenário de estiagem no município. Haverá relato das instituições bancárias acerca dos contratos e valores liberados para os produtores, fala das cooperativas sobre as áreas plantadas e germinadas com soja e demais valores disponibilizados aos associados, levantamento da situação das lavouras na região pela Emater, reivindicação das entidades do campo e manifestação dos deputados das Comissões de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo e da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural da Assembleia Legislativa do Estado e da Comissão de Agricultura do Congresso Nacional. Ao final da manhã, lideranças e agricultores irão entregar uma pauta de reivindicações ao gerente do Banco do Brasil em Espumoso. O evento é aberto a produtores e entidades de toda a região que desejarem participar, sendo uma iniciativa dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Sindicato Rural de Espumoso, Cotriel, Cepasa, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, e tem apoio da Acise e Prefeitura de Espumoso. Cleunice Back, suplente do Senador Paulo Paim do PT gaúcho estará presente à reunião e fala a respeito.
Cleunice espera que o governo do Estado decrete situação de emergência em todo o RS devido à estiagem.
Programação da Audiência Pública
7h45min – Recepção as caravanas de Agricultores e Autoridades.
8h30min – Abertura.
8h40min – Formação da mesa com Autoridades.
8h45min – Relatos das Instituições Financeiras (Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi, Sicoob, Bradesco) acerca do número de contratos e valor de crédito liberado aos agricultores.
9 horas – Relato das Cooperativas sobre o total de áreas plantadas e germinadas; área a ser plantada e situação das lavouras (expectativa de produção), total de soja comprometido em lotes e troca-troca e valores financiados pelas Cooperativas.
9h15min – Levantamento feito pela Emater acerca da situação das lavouras e valor das perdas no Município, Região e Estado.
9h25min – Pauta de Reivindicação das Entidades do Campo: Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural
9h50min – Explanação dos Deputados da Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo e do Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural da Assembleia Legislativa do RS.
10 horas – Explanação dos Deputados da Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo do Congresso Nacional.
10h10min – Palavra do Suplente do Senador Luís Carlos Heinze, Irineu Orth.
10h20min – Suplente do Senador Paulo Paim, Cleunice Bach.
10h30min – Caminhada com Lideranças e Agricultores entrega de pauta de Reivindicação na Agência do Banco do Brasil em Espumoso e ato solene em frente à instituição.
14 horas – Encerramento do ato em frente ao Banco do Brasil
Fonte: Setor de Comunicação da Cotriel
Arte: Setor de Marketing Cotriel