Terça-feira, 17 de Maio de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
10°
7°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Programação Musical
Ao Vivo: Programação Musical
Geral

Hospital Notre Dame São Sebastião registra 430 nascimentos em 2021

Hospital Notre Dame São Sebastião registra 430 nascimentos em 2021
04.01.2022 14h32  /  Postado por: Tânia Diehl

O Hospital Notre Dame São Sebastião registrou em 2021, 430 nascimentos. Além de Espumoso, o hospital é referência para os municípios de Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Tunas, Lagoão, Campos Borges, Jacuizinho e Alto Alegre.

Do total de nascimentos, 76% foram partos cesárea. Segundo a enfermeira coordenadora assistencial do Hospital Notre Dame São Sebastião, Lilian Durigon, há diversos fatores que contribuem com estes números.

“Nós temos três principais condições: mulheres que passaram por cesáreas recentes acabam tendo indicação de ir para cesárea novamente. Outro fator é cultural, visto que por muitos anos, a cesárea foi o procedimento de escolha nos hospitais da região. Por último, a falta de incentivo ao parto normal durante o pré-natal”, ponderou Lilian.

Para 2022, o hospital quer trabalhar para fortalecer a prática do parto normal, tão indicado pelos profissionais da saúde, como a médica ginecologista e obstetra, Dra. Bruna Wiatrowski. “O parto normal reduz o tempo de internação hospitalar, reduz o tempo de recuperação no puerpério, tem dor reduzida após o parto, ausência de cicatriz abdominal e menor chance de infecções”.

Mas não é só para a mãe que o parto normal é benéfico. A médica pediatra, Dra. Ana Camila Backes, ressalta os benefícios do parto normal para o bebê.

“Temos os benefícios do ponto de vista respiratório, que ao passar pelo canal de parto, faz uma compressão torácica que ajuda a eliminar secreções e o pulmão a funcionar melhor. A microbiota presente na flora vaginal da mãe também auxilia no desenvolvimento do sistema imune do bebê. Além disso, no parto normal geralmente conseguimos deixar o bebê por um tempo maior perto da mãe, o leite desce mais rápido e o aleitamento exclusivo fica mais fácil”.

O contato mais próximo durante o parto normal também auxilia no vínculo mãe/bebê e gera impactos, refletindo em todas as fases da vida.

Fonte: Assessoria de Imprensa do HNDSS

Imagem: arquivo pessoal Dra. Bruna

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO