Pavimenta viabiliza acesso ao Cristo Protetor de Encantado
Com conclusão prevista para o fim de janeiro, o Cristo Protetor de Encantado tem seu acesso contemplado pelo programa Pavimenta do governo do Estado. O governador Eduardo Leite, em visita ao município do Vale do Taquari na manhã desta quinta-feira (23/12), assinou convênio com a prefeitura para as obras de qualificação da estrada em direção à estátua.
“Com as reformas que realizamos no Estado, hoje temos capacidade de olhar para projetos estratégicos e temos condições de atender demandas dos gaúchos. Esta é uma conquista da comunidade que vai além da obra, tem relevante impacto econômico e turístico”, afirmou Leite sobre a retomada de eventos no Rio Grande do Sul.
A obra irá melhorar trecho de 2,28 quilômetros que dá acesso ao ponto turístico, também contemplando a construção de um passeio lateral para circulação de pedestres. O investimento será de R$ 4 milhões.
Além de viabilizar a visitação ao Cristo, a pavimentação do trecho beneficiará moradores de Encantado que trafegam na Estrada Vicinal – EN 340, que conecta as comunidades da Sede a Linha Garibaldi e Linha Argola, até o município de Capitão.
O Cristo Protetor, com 43 metros de altura, supera o Cristo Redentor e é o maior do Brasil. Está a 432 metros acima do nível do mar e pode ser visto de diversos locais em seu entorno. Os visitantes poderão subir até a altura do coração da estátua, tendo uma vista panorâmica da cidade de Encantado e do Vale do Taquari. A construção contou com recursos oriundos da comunidade, por meio da Associação Amigos de Cristo.
O Pavimenta é um programa do governo do Estado em parceria com os municípios que busca melhorar a infraestrutura rodoviária para turismo e escoamento da produção, além de trazer mais qualidade de vida à população gaúcha. Integrante do Avançar, o Pavimenta vai aplicar mais R$ 170 milhões em obras de infraestrutura urbana.
Estiveram presentes no evento os secretários Ronaldo Santini (Turismo), Edson Brum (Desenvolvimento Econômico) e Juvir Costella (Logística e Transportes), além do deputado estadual Mateus Wesp e do prefeito de Encantado, Jonas Calvi.
Texto: Liziane Cordeiro
Edição: Marcelo Flach/Secom