Estudantes desenvolvem soluções para empresa gaúcha do setor metal-mecânico
Levar as “dores” de uma empresa para dentro da sala de aula é uma das formas mais eficazes de aproximar a teoria da prática mercadológica. Na IMED – faculdade gaúcha com campus em Passo Fundo, Porto Alegre e Ijuí -, estudantes de diferentes cursos de graduação se uniram para desenvolver soluções para a empresa gaúcha Bruning Tecnometal, que produz peças e conjuntos metálicos nos segmentos agrícola, rodoviário, automotivo e construção.
Um aplicativo para medir o clima organizacional e três soluções tecnológicas para codificação de ferramentas, foram as soluções criadas pelos estudantes, pensadas e prototipadas a partir das demandas compartilhadas pela empresa, que mapeou uma série de pontos a melhorar e apresentou aos alunos em forma de desafio. Os estudantes, em equipes, desenvolveram as soluções através de protótipos demonstrativos.
Os desafios foram mapeados pelo núcleo de Inovação e pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Bruning, a partir do planejamento estratégico da empresa, segundo o Supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento, Diego Tolotti.
Para ele, a interação entre empresa e academia permite tornar a ciência disponível e à serviço da sociedade. “Essas soluções desenvolvidas por estudantes, permite que possamos sanar dores que não são apenas nossas, mas de inúmeras empresas. Esse compartilhamento é extremamente positivo e a ideia é que, em 2022, possamos colocar em prática as soluções apresentadas”, destacou.
Para o mestre em Computação Aplicada e professor da disciplina de Desafio, Tiago Ávila Mendes, a iniciativa proporciona aos alunos a capacidade de compreender o funcionamento das tecnologias digitais, identificar e refletir sobre problemas reais a partir de dados científicos e pesquisas de mercado, criar protótipos com tecnologias digitais e validar as soluções com usuários reais.
A oferta de uma disciplina ligada à Tecnologia e Inovação, em parceria com uma grande empresa, consolida o propósito de aproximação com o mercado, de acordo com o diretor de graduação da instituição, Luciano Reolon. “Essa aproximação permite que os nossos alunos desenvolvam habilidades como liderança, gestão de projetos e pensamento crítico. Tudo isso voltado para a solução de problemas reais do mercado”, destaca. Para Reolon, a ação também favorece a empregabilidade, na medida em que os alunos enxergam os desafios que o mercado enfrenta e desenvolvem a habilidade de solucioná-los.
No encerramento da disciplina, as quatro soluções desenvolvidas foram apresentadas à banca formada pelos representantes da Bruning – Ibson Harter, Diego Tolotti, Pamela Mastella e Vagner Braga, pelo docente da disciplina, professor Tiago Mendes, pelo diretor de graduação da IMED, Luciano Reolon, e pelo coordenador do Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Digital (CETID) da IMED, Diego Gazaro.
“A experiência foi muito válida, pois os alunos tiveram que interagir com um cliente real e propor soluções reais, que poderão ser implementadas. Os alunos tiveram que pensar “fora da caixa” e utilizar os conhecimentos adquiridos para gerenciarem as suas interações com os colegas de equipe e sponsors da Bruning. Acredito que a experiência de apresentar uma solução, através de um protótipo em um pitch para uma empresa real é muito mais intensa, do que apresentar para uma empresa fictícia”, analisou Mendes.
Participaram deste desafio alunos dos cursos de Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Produção, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária e Direito.
A interação empresa-aluno oportunizou uma valiosa troca de experiências para os estudantes. É o que afirma o aluno do curso de Engenharia Mecânica da IMED, Vinícius Perusso. Para ele, o contato com a Bruning Tecnometal proporcionou o desenvolvimento de habilidades, como a resolução de problemas e a oportunidade de entender a dinâmica por trás de uma grande empresa. “São valiosas as lições que aprendemos no decorrer deste semestre”, enfatizou o estudante.
A disciplina de Desafio de Tecnologia e Inovação faz parte do IMED Challenge, um conjunto de disciplinas promovidas em todos os cursos da IMED e que desafiam os alunos no desenvolvimento de habilidades como criatividade, empreendedorismo e comunicação.
As soluções
Com o objetivo de analisar dados sobre o clima organizacional, a primeira solução desenvolvida pelos estudantes é o aplicativo People Analytics para RH, que busca otimizar a gestão de pessoas, diminuindo a rotatividade e aumentando a satisfação e eficiência dos colaboradores. A solução é um aplicativo de fácil acesso, onde colaboradores podem definir o clima organizacional por meio de emojis, além de realizar comentários anônimos. A contribuição dos funcionários gera um relatório que permite à empresa acompanhar o clima em cada setor e na empresa em geral. No app, os colaboradores ainda podem acessar itens como eventos, avisos, registro de ponto, reuniões e calendário.
As outras três soluções desenvolvidas pelos alunos são relacionadas à codificação de ferramentas. Uma delas é um aplicativo de leitura QR Code que permite conhecer as características e funcionalidades de cada ferramenta, por meio da leitura do código instalado em cada item, tendo assim, toda produção na palma da mão. A solução exige login do usuário, que poderá acessar o histórico de ferramentas, enviar comentários e ainda relatar possíveis problemas com a peça.
A segunda solução para a codificação de ferramentas é um aplicativo que realiza o cadastro e o escaneamento de ferramentas de forma digital, facilitando o controle e a migração de dados offline de forma simples e eficiente. No aplicativo, os usuários têm informações como peso, centro de trabalho, proprietário, código da peça e ainda dados sobre manutenções realizadas. Na solução, os colaboradores podem realizar cadastro e pesquisa de ferramentas.
Por fim, a solução QRTools foi prototipada com a possibilidade de acessar, por meio do crachá de cada funcionário, um aplicativo com informações sobre as ferramentas, como código, categoria, fabricante e manutenções, possibilitando ao usuário reportar problemas ou identificar o local onde a ferramenta se encontra.
O Nacional*