Sábado, 27 de Novembro de 2021
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
26°
16°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Informativo STR de Alto Alegre
Ao Vivo: Informativo STR de Alto Alegre
Geral

Ciclone extratropical deve provocar chuva e diminuir temperaturas no RS

Ciclone extratropical deve provocar chuva e diminuir temperaturas no RS
24.11.2021 16h33  /  Postado por: Tânia Diehl

Um ciclone extratropical começa a se formar nesta quinta-feira (25) entre o Sul do Estado e o Uruguai. O fenômeno avança ao longo da noite de quinta e decorrer de sexta-feira (26) até Santa CatarinaDe acordo com a Somar Meteorologia, o sistema de baixa pressão atmosférica vai reforçar a formação de áreas de instabilidade.

A chuva chega antes em muitas regiões. Deve ser volumosa e pode vir acompanhada de temporais na quinta-feira. Há riscos para grandes volumes acumulados na metade Sul e no Oeste do Estado, afetando a Campanha, a região de Uruguaiana, até o extremo sul, em Pelotas e Rio Grande. Em Uruguaiana, deve ser de 50 milímetros, enquanto em São Luiz Gonzaga deve chegar a 60 milímetros. Os acumulados podem chegar entre 40% e 50% da média de todo o mês no Sul, que variam entre 120 e 140 milímetros.

A chuva começa cedo na quinta-feira pela Fronteira Oeste e se espalha por todas as regiões gaúchas no decorrer do dia. Não se descarta a ocorrência de tempestades, com raios e ventos fortes em todo o Rio Grande do Sul, incluindo a Capital. Os ventos podem variar entre 60 km/h e 80 km/h. Nas cidades da metade Sul, há ainda riscos de queda de granizo.

Por causa da nebulosidade, chuva e entrada do ar frio, as temperaturas caem. No caso de Porto Alegre, por exemplo, que tem máxima prevista para 35ºC na quinta-feira, a máxima não deve passar dos 26ºC, segundo a Somar.

A chuva pesada e volumosa persiste na sexta-feira em parte do Estado e o tempo volta a ficar firme no fim de semana.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu, nesta quarta-feira (24), um alerta para a atuação do sistema de baixa pressão atmosférica que gerará áreas de instabilidades no Estado. De acordo com o órgão, há risco de temporais isolados, rajadas de vento, eventual queda de granizo e descargas elétricas, a partir das 13h de quinta-feira. Em caso de dúvidas e emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).

 

Fonte: GZH

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.