Empresário Roberto Argenta incentiva a produção de azeite de oliva no RS
O avanço da olivicultura na região central do Estado é um assunto que vem crescendo no RS. O empresário, presidente da Calçados Beira Rio e presidente do Conselho Diretor do Recanto Maestro, Roberto Argenta destaca que a plantação de oliveiras visa expandir a produção e fazer do azeite gaúcho referência internacional no cultivo.
Iniciada há alguns anos na região, a produção de olivas local teve em 2021 a sua primeira colheita. Os frutos foram levados para processamento em uma fábrica parceira. A ideia é que, até 2022, já esteja pronta uma fábrica própria para produção do Azeite de Oliva Recanto, no local. O empreendimento processará não apenas as olivas plantadas no distrito, como também estará aberto a receber a produção dos agricultores da região que desejem realizar o plantio dessa lavoura.
Roberto Argenta é o idealizador do fomento à olivicultura na região, “o cultivo de oliveiras representa uma porta de entrada para diversificar da produção agrícola do Estado, com grande potencial para ser a base de um novo ciclo de desenvolvimento econômico”. O empresário destaca a rentabilidade da cultura, a facilidade de que o plantio pode ser feito em conjunto com outras culturas e em regiões rochosas ou de declive. Enquanto produto, as oliveiras também são uma matriz produtiva do azeite, item gerador de saúde, além de que os pomares de oliveiras detêm forte potencial turístico e retomam uma cultura clássica milenar.
Ouça a reportagem:
O empresário Roberto Argenta também falou à reportagem sobre a possibilidade de ser um pré-candidato ao governo do Estado RS: