Comarca de Não-Me-Toque ficará sem juiz titular
O candidato à presidência da Subseção local da OAB, advogado Jonas Ercego, e a candidata no Conselho da OAB/RS, advogada Nara Piccinini da Silva, anunciaram que em dezembro a Comarca de Não-Me-Toque vai ficar sem juiz titular.
Ocorre que o juiz Marcio Sfredo Monteiro conseguiu transferência para a Comarca de Carazinho, onde reside desde 2014. Assim que a mudança for oficializada, Não-Me-Toque passará a ser atendida por juiz substituto e tudo indica que será a juíza de Tapera, Luana Schneider.
Neste momento em que o andamento dos processos voltava a ter ritmo, já que a Justiça quase paralisou durante a pandemia, ficar sem juiz titular vai agravar a demora no andamento de processos que passam de 14 mil. A realidade local é de falta de funcionários no Fórum e, inclusive de juízes para assumir as comarcas, considerando as aposentadorias e o tempo que não ocorre concurso.
De acordo com Nara Piccinini, a partir da aprovação do plano de carreira dos servidores do Judiciário, pela Assembleia Legislativa, está prevista a realização de concursos e nomeações.
— O Tribunal de Justiça do Estado aguarda a Assembleia Legislativa. Nossa expectativa é de que, apenas um concurso pode resolver, ou pelo menos amenizar, o problema da lentidão no andamento dos processos jurídicos, já que a falta desses profissionais é um dos seus principais motivos — comentou a advogada que atua como conselheira da OAB/RS.