Volta obrigatória às aulas presenciais a partir de segunda(08)
Com o decreto que determina o retorno obrigatório para as salas de aula a partir da próxima segunda-feira (8), os municípios mais populosos do Estado estão organizando suas redes para receber a parcela expressiva de estudantes que não retornaram para o ensino presencial híbrido.
O novo regramento estabelecido pelo governo estadual envolve todos os estudantes da Educação Básica das redes pública e privada de ensino. As etapas abrangidas são Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, inclusive matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A obrigatoriedade não afeta instituições de Ensino Superior. Na prática, o decreto retira a anuência da família sobre a volta presencial e somente os estudantes com comorbidades poderão permanecer em ensino remoto.
A decisão de não obrigar a volta de 100% dos alunos não fere a norma estadual, já que o decreto estabelece que as instituições que não têm área adequada para receber todos os estudantes com distanciamento podem seguir em revezamento.
Vamos saber exatamente quantos voltaram somente na próxima semana, mas a expectativa é muito positiva. Para manter o distanciamento entre as crianças e os adolescentes, se necessário, os gestores das escolas vão dividir as turmas e todos poderão retornar – relata a gestora.
A Secretaria da Educação também solicitou que as escolas façam uma busca ativa dos alunos que ainda não retornaram de forma presencial e entendam os motivos. A iniciativa também serve para que os pais ou responsáveis se comprometam tanto com o retorno quanto com o cumprimento das medidas sanitárias.
Fonte: GZH