Sábado, 27 de Novembro de 2021
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
26°
16°
21°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Programa da Prefeitura Municipal de Jacuizinho
Ao Vivo: Programa da Prefeitura Municipal de Jacuizinho
Bom Dia Líder

Professor do IFRS Campus Ibirubá está entre os pesquisadores mais influentes do mundo

Professor do IFRS Campus Ibirubá está entre os pesquisadores mais influentes do mundo
01.11.2021 06h55  /  Postado por: Roger Nicolini

O professor do Instituto Federal Campus Ibirubá, Marcos Paulo Ludwig, está no Ranking for Scientist 2021 da AD Scientific Index, que certifica os pesquisadores e instituições mais influentes em nível mundial. O ranking mostra o desempenho individual de cientistas em mais de 11 mil instituições em 195 países, em termos de produtividade e citações por outros pesquisadores no Google Scholar e outros indexadores.

A AD avaliou as pesquisas realizadas nos últimos 5 anos. O professor Marcos desenvolveu diversas pesquisas nesse período, com destaque para dois trabalhos conduzidos no IFRS Campus Ibirubá em parceria com estudantes e outros docentes:  um que avaliou a qualidade física e fisiológica de sementes de trigo tratadas com micronutrientes contendo zinco combinados a produtos protetores e o segundo que avaliou a influência do tratamento de sementes de trigo com duas diferentes fontes de micronutrientes, combinadas aos tratamentos protetores fungicida + inseticida e recobrimento com polímero líquido, no desenvolvimento vegetativo e na produção de grãos. Ambos os trabalhos foram publicados no Journal of Seed Science, uma publicação da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e, juntos, tiveram mais de dois mil leitores, um número muito significativo em se tratando de trabalhos acadêmicos.  O professor Marcos Ludwig conversou com nossa reportagem e fala a respeito.

Marcos é Engenheiro Agrônomo com doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel. No IFRS Campus Ibirubá, o Professor atua há 11 anos em projetos de pesquisa na área de tratamento de sementes, manejo do solo e qualidade de sementes. Ele coordena a parceria do Campus Ibirubá com a Vence Tudo e mais dois projetos em parceria com a Biotrigo Genética: antecipação de semeadura na cultura do trigo impactos na produtividade de grãos e qualidade de sementes; e secagem de sementes na cultura do trigo. Ele enfatiza que os projetos são realizados na prática com os alunos e fala sobre esta parceria e busca de patrocínio com as empresas.

O professor Marcos Ludwig ainda escreveu dois livros, intitulados “Fundamentos da produção de sementes em culturas produtoras de grãos”, publicado em 2016, e “Princípios da pós-colheita de grãos e sementes”, publicado em 2017.

FONTE: ASCOM IFRS

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.