Domingo, 26 de Janeiro de 2025
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
35°
19°
27°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Nossa Terra
Ao Vivo: Nossa Terra
Geral

Médico nomeado para chefiar PNI é dispensado antes mesmo de assumir posto

Médico nomeado para chefiar PNI é dispensado antes mesmo de assumir posto
29.10.2021 08h10  /  Postado por: Luzia Camargo

Vinte e três dias após ser nomeado para coordenar o Programa Nacional de Imunizações (PNI), cargo estratégico do Ministério da Saúde, o médico pediatra Ricardo Queiroz Gurgel foi informado nesta quinta-feira, 28, que não vai mais assumir a posição. Defensor da vacinação em adolescentes e contrário ao tratamento com “kit covid”, o médico disse ter ficado sabendo por um funcionário da pasta que seria dispensado, mas sem qualquer explicação do motivo. “Agora vou voltar para casa”, afirmou ele em entrevista ao Estadão.

A nomeação do pediatra foi assinada pelo ministro Marcelo Queiroga e publicada no Diário Oficial da União do dia 6 de outubro. Gurgel, porém, nunca chegou a exercer o cargo efetivamente. Por três semanas, esperou o contato do ministério para saber quando poderia assumir. Sem resposta, decidiu pegar um avião em Sergipe, onde mora, e ir até Brasília bater na porta do ministério. “Eu vim a Brasília por minha conta, porque estava incomodado com essa situação e fui informado que não irei tomar posse”, disse ele.

Instituído na década de 1970, o PNI organiza e implementa as ações de vacinação no País. Em meio à pandemia da covid, o programa está sem coordenação desde o início de julho, quando a enfermeira e epidemiologista Francieli Fantinato deixou o posto. Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, no Senado, ela afirmou ter decidido sair por causa da “politização” que tomou conta da vacinação contra covid-19. “Estou desde 2019 na coordenação do PNI, venho trabalhando incansavelmente. Pelos últimos acontecimentos da politização do assunto em relação à vacinação, eu decidi seguir os meus planos pessoais”, disse Fantinato, na ocasião.

 

Correio do Povo*

 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO