Com aumento significativo de área, Cotriel intensifica preparativos para recebimento do trigo
Com uma área de cerca de 42 mil hectares em toda a sua área de abrangência, a Cotriel espera este ano um ano de bom recebimento de trigo. O aumento foi de cerca de 32% em relação ao ano passado, estando assim distribuída: Sede: 9.383 hectares; Salto do Jacuí: 1083 hectares; Alto Alegre: 2236 hectares; Depósito: 3172 há; Pantano Grande: 2352 ha Campos Borges: 2086 há; Estrela Velha: 4937 há; Pontão do Butiá: 5923 há; Serra dos Engenhos: 2115 há; Capão do Valo: 896 há; Arroio do Tigre: 1883 há; Sobradinho: 536 há; Tunas: 2423 há; Jacuizinho: 1663 ha e Rincão do Ivaí, Salto do Jacuí: 815 hectares. “É uma área bastante significativa, a maior dos últimos oito anos, ajudada pelos preços que o trigo está registrando e as boas cultivares implementadas pela Biotrigo, responsável pela maioria dos materiais cultivados em nossa área de abrangência e as boas orientações da nossa área técnica”, destaca Odélcio Hartmann, gerente de grãos da Cooperativa.
Hartmann enfatizou que a colheita já começou e a perspectiva é de que se o tempo colaborar a maioria das lavouras já esteja colhida até a primeira quinzena de novembro. Ele acredita que devido ao clima, que antecipou boa parte das geadas do mês de setembro para o mês de agosto irá proporcionar boa qualidade e pH ao cereal: “Ao passo que o mês de julho foi seco e agosto mais frio, os meses de setembro e outubro foram chuvosos, com 224 milímetros a mais de chuva que no ano passado .
O gerente de grãos revelou que uma parte do trigo já está comercializada e a liquidez do cereal também foi a razão do aumento significativo da área plantada de trigo. Ele encerra lembrando que toda a equipe de armazenagem está plenamente capacitada e preparada para receber o trigo, que devido à área, tem procedimentos diferentes e é uma safra mais rápida de ser colhida pelo associado da Cotriel.
Assista aqui a nossa entrevista.
Fonte: Ascom Cotriel