Fenômeno La Niña será de intensidade fraca, destaca meteorologista Solismar Prestes
Durante a tarde de campo desta sexta-feira, 01 de outubro, o meteorologista do INMET de Porto Alegre, Solismar Prestes deu uma panorâmica sobre o tempo nos últimos três meses de 2021. O Fenômeno La Niña está voltando, a princípio de forma mais fraca mas agindo nas chuvas, principalmente em novembro deste ano: “Estamos em um momento de neutralidade do fenômeno, mas as águas do Oceano Pacífico estão esfriando e ela deve retornar entre este mês de outubro e novembro. A La Niña tem mais influência na primavera e começa a atuar entre o final de setembro e o mês de outubro, mas no caso deste ano, ela já está defasada e a sua atividade tende a se intensificar entre a segunda quinzena deste mês e o mês de novembro.
O meteorologista pede atenção aos produtores quanto ao plantio no mês de novembro: “Como a La Niña será fraca e teremos chuvas um pouco abaixo da média, mas nada de muito significativo, estimo que seja no máximo de 50 a 70 milímetros a menos do que o normal para o mês em cada um destes próximos meses, também abrangendo dezembro. O mês de novembro deve ser o de mais destaque para o La Niña e pode vir a ter períodos de até 10 dias sem chuva. Desde já, a gente recomenda que os agricultores fiquem atentos a este cenário e apenas implantem a soja quando o clima estiver favorável ”, destacou.
Para o primeiro trimestre de 2022, Solismar prevê a permanência do fenômeno climático, mas sem a mesma influência em relação aos últimos meses deste ano: “No verão, dependemos mais da temperatura do Oceano Atlântico e, embora ela varie bastante, a tendência é que esteja mais aquecida e isso inibe um pouco a influência da La Niña. Assim, mesmo permanecendo com a probabilidade de chuvas abaixo da média, serão valores menos significantes que a primavera, cerca de 20 a 30 milímetros abaixo da média no verão, ou seja, muito próximo da normalidade, não tendo impactos significativos na agricultura.
*Assessoria de Comunicação COTRIEL
Ouça a reportagem com Solismar Prestes: