SEMANA DA ÁGUA 2021
Acontece, entre os dias 1º e 9 de outubro, a 28ª Semana Interamericana e 21ª Semana Estadual da Água. Sua programação e engloba diversas atividades conectadas a um tema central, realizadas, simultaneamente, de forma presencial ou on-line, nas mais diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Há quase três décadas entrega, a cada edição, diversas atividades técnicas, culturais, artísticas e sociais promovidas por empresas de saneamento, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, Emater, CEVS, indústrias, Comitês de Bacia, Associações Comunitárias, clubes, entre outras entidades.
CUIDE DA ÁGUA. PRESERVE A VIDA
A vida é feita de ciclos, de histórias, pensamentos e raciocínios que mudam, modificam-se, evoluem. Evoluir, fator preponderante em nosso crescimento, é uma ação contínua de um processo criativo que possui um norte, um foco, um objetivo principal ao qual ensejamos seguir.
Cuidar da água é o cerne desta Campanha, é o que nos move ao esforço anual de engajar milhares de pessoas, entre instituições, associações, organizações, comunidades, a discutir e refletir sobre a maior riqueza que a Mãe Terra nos proporcionou. Ao manter esta chamada, esta convocação, formamos uma linha de debate contínua, que evolui de maneira lógica e consistente. Mantem-se o foco necessário, do cuidado com a água, e destaca-se desta vez uma outra faceta não menos importante deste ato.
Se em 2020 trabalhamos na ação pontual de compartilhar saúde, envoltos na crise mundial sanitária e social gerada pela pandemia da covid19, neste ano, ainda em pandemia, seguimos para uma temática mais abrangente, mas não menos concreta e fundamental. A ação de preservar a vida, por mais simples que seja assim por falar, é uma ação que nos leva a diversas e profundas reflexões.
Água e vida são conceitos que naturalmente se confundem, se cruzam, pois não há como pensar em uma forma de vida no planeta que não necessite, de alguma forma, deste “ouro líquido”.
A preservação da vida deve ser vista de um modo muito mais amplo, pois abrange, entre tantos significados, a vida humana, sendo a água um elemento de cura e de prevenção a doenças, quando bem tratada e bem utilizada. No entanto, também pode ser um veículo de transmissão de doenças, quando poluída e lançada de modo inadequado na natureza. Portanto, compartilhar saúde também é preservar a vida.
A prática da preservação também nos remete à questão da responsabilidade de todos os agentes envolvidos nos cuidados com a água, do Estado ao cidadão. O que cada parte pode e deve fazer para preservar e respeitar nossos recursos hídricos? De que forma cada indivíduo pode agir dentro deste processo?
Já a prática da cidadania, com o exercício de deveres e participação ativa de cidadãos de uma comunidade, pode ser feita de várias maneiras, sejam elas presenciais ou mesmo on line, algo mais comum nestes dias em que vivemos. A construção de novas ideias e iniciativas se dá a partir da participação de várias mãos, olhares e corações. Esta é a essência da Semana Interamericana e Estadual da Água em quase três décadas de trabalho e entrega.
Fonte: ABES RS